domingo, 27 de maio de 2007

" Hora do Bolo " - A minha Playlist e outras considerações...


Para quem não saiba, a " Hora do Bolo " é um programa da Radar que vai para o ar aos Sábados pelas 17:00h. e Domingos pelas 16:00h. São programas como estes que tornam a Radar numa rádio diferente, onde a ditadura das playlists menos se faz sentir. A propósito de playlists, li ontem num jornal uma crítica que retrata com perfeição o actual estado da rádio em Portugal:


" Os tempos não andam de feição para quem começa a precisar de se mostrar: a crise discográfica obriga a um afunilamento drástico e deixa à margem quem não alinha no " bloco central " (entenda-se fazer música comercial que tenha presença assegurada nas rádios de grande audiência). Resultado: se até os consagrados têm dificuldade em fazer-se ouvir - também por culpa de uma rádio maioritariamente preguiçosa, conformada e analfabeta - imagine-se o que será a luta de quem persegue a primeira obra. "


Voltando à " Hora do Bolo "... no Sábado passado tive a oportunidade de escolher a playlist deste programa. A coisa passa-se mais ou menos assim: envia-se uma playlist com 12 das nossas músicas preferidas e, caso seja escolhida, somos chamados ao estúdio para participarmos no programa e explicarmos a razão da nossa playlist. Apesar do nervoso miudinho próprio de quem não está familiarizado com o ambiente da rádio, foi uma experiência enriquecedora. Gostaria de um dia poder ter o meu próprio programa de rádio, ideia que ao longo dos últimos anos tem vindo a ganhar forma, e que saiu reforçada com a participação na " Hora do Bolo ".

Sendo a Radar uma estação de perfil alternativo e independente, convém ter algum bom senso na escolha da playlist, quero com isto dizer que as músicas escolhidas deverão enquadrar-se dentro do espírito da rádio. Antes de terminar, não gostaria deixar de referir que uma parte significativa do som que a Radar passar (considerado alternativo em Portugal), não é mais que pop e rock comum com direito a tempo de antena nas ditas rádios de grande audiência do Reino Unido. Infelizmente o panorama radiofónico em Portugal é este e é pena que nomes como The Killers, Bloc Party, Artic Monkeys, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs ou Klaxons, passem ao lado da maioria dos portugueses. Não se conheçe porque não se ouve e não se ouve porque não passa na rádio. É a rádio preguiçosa, conformada e analfabeta que temos. Mas as coisas estão a mudar (lentamente é certo) e os cartazes dos principais festivais de Verão são disso o exemplo: uma lufada de ar fresco no meio do marasmo dos mercados discográfico e rediofónico nacionais, com excepção da Radar, Antena 3 e pouco mais... a alternativa está em 97.8 FM.


Eis a minha playlist... recheada de muita New Wave:

Sétima Legião - "Glória" (Portugal, 1983)
Post Hit - "Vanishing Boys" (Portugal, 2005)
Sparks - "This Town Ain't Big Enough..." (Estados Unidos, 1974)
Kraftwerk - "The Robots" (Alemanha, 1978)
Elvis Costello - "Pump It Up" (Reino Unido, 1978)
Gary Numan - "Cars" (Reino Unido, 1979)
INXS - "Just Keep Walking" (Austrália, 1980)
Human League - "The Things That Dreams..." (Reino Unido, 1981)
Blur - "On Your Own" (Reino Unido, 1997)
Kaiser Chiefs - "Everyday I Love You Less..." (Reino Unido, 2005)
The Killers - "Read My Mind" (Estados Unidos, 2006)
Bloc Party - "I Still Remember" (Reino Unido, 2007)

5 comentários:

Rodrigues disse...

Já devias estar na Rádio amigo, pela musica que colecionas, pelo teu trabalho de DJ mas principalmente pela tua paixão pela musica. Da-lhe com moral e com os 80´s em força...

Abraço

BV disse...

Em primeiro lugar saúdo a participação de Biby Cletus, que penso que seja da India. Não sei se fala português... dentro do possível tentarei responder em inglês. O meu caro amigo Rodrigues também é bem vindo... apesar de ser um entusiasta do Rock mais pesado, reconheço-lhe grande interesse pela música em geral. É também o principal responsável por eu passar música à noite. Quanto à minha playlist, não sendo das mais comerciais procurei escolher músicas de que gosto muito e ao mesmo tempo enquadrar-me dentro do som da Radar.

Anónimo disse...

Eu quero wilson dance with me na proxima playlist ok padrinho?

Pedro Fernandes

Anónimo disse...

Dance with me - Wilson, grande malha, costuma fazer parte do meu set

Anónimo disse...

Nice post and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.