segunda-feira, 16 de abril de 2007

Pop & Rock frente a frente!

No início dos anos 80 dois álbuns distinguiram-se no panorama musical da New Wave sendo ambos considerados obras de referência daquele período. E porquê? Estado a sonoridade pop/rock claramente sujeita à ditadura dos sintetizadores, “ Dare! “ dos The Human League era o melhor exemplo da electrónica a dar forma à música pop, enquanto “ Vienna “ dos Ultravox, o mesmo conceito mas, em formado rock.
“ Vienna “ de 1980 era o quarto disco dos Ultravox e o primeiro da era Midge Ure, enquanto que “ Dare! “ era o terceiro dos The Human League e o primeiro em que participam Susanne Sulley e Joanne Catherall. Estes dois aspectos podem ter passado despercebidos à maioria das pessoas, mas acabariam por ser determinantes para o futuro das bandas, na medida em que foram os primeiros a conhecer um assinalável sucesso comercial e pelos quais os Ultravox e os The Human League são hoje conhecidos. É claro que para um seguidor dos Ultravox da era John Foxx esta não é uma verdade muito conveniente, mas factos são factos e a realidade é que os Ulltravox só ficariam verdadeiramente conhecidos do grande público com a entrada de Midge Ure. Quanto aos The Human League a questão é mais pacífica na medida em que Philip Oakey foi desde o início, em 1977, vocalista da banda.
Como já referi, as raparigas entraram a tempo de ser editado a obra-prima que foi “ Dare! “. Até aqui a banda tinha tido apenas um relativo sucesso com o single “ Empire State Human “ do álbum “ Reproduction “ de 1979, e pouco mais. Embora o sucesso dos The Human League não se deva única e exclusivamente à entrada de Susanne e Joanne, a sua chegada acabaria por marcar a imagem do grupo, com as vozes femininas a adquirirem grande protagonismo.
Para melhor medir o sucesso de “ Dare! “ e “ Vienna “ teremos de recorrer à tabela de vendas britânica. Mais como termo de comparação do que como objectivo de eleger o melhor álbum, os números são os seguintes:

Álbum – Posição e total de semanas
DARE! 1º (72)

Singles – Posição e total de semanas
The Sound of the Crowd – 12º (10)
Love Action (I Believe In Love) – 3º (13)
Open Your Heart – 6º (9)
Don`t You Want Me – 1º (13)

Álbum – Posição e total de semanas
VIENNA3º (72)

Singles – Posição e total de semanas
Sleepwalk – 29º (11)
Passing Strangers – 57º (4)
Vienna – 2º (14)
All Stood Still – 8º (10)

4 comentários:

Anónimo disse...

Para mim os human league bateram os ultravox sempre!
estes snehores so têm o vienna mais nada!

Pedro Fernandes

Abssinto disse...

Duas excelentes bandas. Viva os sintetizadores, os penteados com laca, a maquilhagem e as gravatas finas.

(por curiosidade, atentem no single do Robbie Williams - She's Madonna. Aquilo é OMD autêntico, ou Ultravox!)

BV disse...

Aproveito para dar as boas vindas ao novo participante do Eléctrico 80 (Abssinto) e agradecer o seu contributo!:) De facto estamos a atravessar uma fase em que muito do que se faz na música actual parece inspirado nos anos 80... parece não, é mesmo inspirado! Tanto a nível da pop como do rock alternativo. Atrevo-me mesmo a dizer que estamos perante uma segunda New Wave!
Quanto ao contributo do mano Radical (Pedro Fernandes), compreendo a sua opinião atendendo aos seus gostos musicais, mas não arriscaria afirmar que os Ultravox não têm mais nada para além de Vienna. Pessoalmente também prefiro os The Human League, mas reconheço igualmente a importância e o contributo da carreira dos Ultravox. Midge Ure será sempre uma figura incontornável da música dos 80s e não só…

Anónimo disse...

Parabns está um site muito bom